quinta-feira, 18 de março de 2010

"Espécies de orquídeas do Lago papuásio Kutubu florestas de Papua Nova Guiné"




Cientistas encontram novas espécies de orquídea

A Papua Nova Guiné é o lar de três mil espécies de orquídeas
Cientistas trabalhando com a organização ambientalista internacional World Wildlife Fund (WWF) descobriram novas espécies de orquídeas nas florestas de Papua Nova Guiné. Segundo os pesquisadores, oito delas são novas espécies. Outras 20 podem ser desconhecidas também.
A Papua Nova Guiné, um país ao norte da Austrália, tem grande riqueza em orquídeas. Das cerca de 25 mil espécies conhecidas no mundo todo, três mil são nativas do país.
O Lago papuásio Kutubu - onde as novas espécies foram encontradas - é internacionalmente reconhecido por sua importância biológica. A área é o lar da aves-do-paraíso, do casuar gigante e de outras espécies exóticas.

Junto com a Papua Nova Guiné, a Província indonésia da Papua e a Ilha de Bornéu (que é controlada pela Indonésia, pela Malásia e por Brunei), são consideradas algumas das regiões mais promissora do mundo para a descoberta de novas espécies.
Um dos cientistas que lideram a pesquisa sobre as orquídeas é Wayne Harris, de Queensland, na Austrália.
Ele também fez as fotos das orquídeas. Wayne Harris descreve a Papua Nova Guiné como uma "mina de ouro incrível" para a busca de variedades da flor.
A família das orquídeas ostenta muitas flores incomuns e a Bulbophyllum masdevalliaceum é um exemplo disto.
Mais de 1,8 mil espécies de Bulbophyllum foram descritas no mundo todo, mas a Papua Nova Guiné é "seu lar evolutivo", contendo um terço das espécies conhecidas.
Além de orquídeas, novos mamíferos, peixes e insetos são descobertos regularmente na região.
Mas muitas espécies provavelmente foram extintas antes mesmo de serem descritas, devido à destruição de florestas e à invasão humana.
A WWF e seus parceiros estão trabalhando com as autoridades de Papua Nova Guiné para proteger importantes áreas de conservação.







Boca aberta

Cientistas trabalhando com a organização ambientalista internacional World Wildlife Fund (WWF) descobriram espécies impressionantes de orquídeas nas florestas de Papua Nova Guiné. Segundo os pesquisadores, oito delas são novas espécies. Outras 20 também podem ser desconhecidas.

As descobertas incluem a Cadetia kutubu, que ganhou o nome graças ao Lago Kutubu na região onde foi encontrada.


'Estrela solitária'

A Papua Nova Guiné é incrivelmente rica em orquídeas. Das cerca de 25 mil espécies conhecidas no mundo todo, 3 mil são nativas do país.

Esta delicada orquídea, em forma de estrela, é uma espécie nova da Taeniophyllum e ainda não foi nomeada. Com esta, a Papua Nova Guiné terá mais uma orquídea nativa em sua lista.

Lago

O Lago Kutubu na região de Kikori, Papua Nova Guiné - onde as novas espécies foram encontradas - é internacionalmente reconhecido por sua importância biológica. A área é o lar de aves-do-paraíso, da ave da Austrália, o casuar gigante e o canguru das árvores.

A Papua Nova Guiné, província indonésia da Papua, e o vizinho Bornéo, são partes da região mais promissora do mundo para a descoberta de novas espécies.

Aurora vermelha

Esta nova descoberta é integrante da família Dendrobium (D. cuthbertsonii). A maioria das espécies integrantes desta família vive em árvores e não no chão.

Os criadores conseguiram desenvolver muitas variedades artificiais de Dendrobium, incluindo a kimilsungia, que foi batizada em homenagem ao líder da Coréia do Norte.

'Espetáculo'

As cores desta espécie são brilhantes, a estrutura impressionante, nem mesmo os melhores artistas que modelam vidros em Veneza, Itália, poderiam criar algo tão delicado quanto a Dendrobium spectabile.

O nome já diz tudo.

Classificando as descobertas

Um dos cientistas que lideram a pesquisa é Wayne Harris, do Herbário de Queensland na Austrália.

Ele também fez as fotos das orquídeas usadas nesta galeria. Wayne Harris descreve a Papua Nova Guiné como uma "mina de ouro incrível para orquídeas".

Planta pavão

A família das orquídeas ostenta muitas das mais espalhafatosas flores entre todas as plantas e a Bulbophyllum masdevalliaceum é um exemplo disto.

Mais de 1,8 mil espécies de Bulbophyllum foram descritas no mundo todo, mas a Papua Nova Guiné é "seu lar evolutivo", contendo um terço das espécies conhecidas.

Cara de peixe

Além de orquídeas - como esta ainda não nomeada da espécie Cadetia - novos mamíferos, peixes e insetos aparecem regularmente na região.

Mas muitas espécies provavelmente foram extintas antes mesmo de serem descritas devido à destruição de florestas e à invasão humana.

A WWF e seus parceiros estão trabalhando com as autoridades de Papua Nova Guiné para proteger importantes áreas de conservação.
Fonte:

Nenhum comentário: