sexta-feira, 29 de outubro de 2010

No Peru Um rapaz de quatorze anos e um velho índio foi ferido seriamente em um ataque de tribos.




Um rapaz de quatorze anos e um velho índio foi ferido seriamente em que se acredita ter sido um ataque de índios isolados perto de sua casa em Monte Salvado, uma comunidade indígena no sudeste da Amazônia peruana.
Nilo Vargas Tereso, a comunidade Yine, voltou para casa quando foi ferido por uma flecha cerca de dois metros de comprimento, alegadamente disparado por um membro da tribo isolados Mashco-Piro. Mudou-se para Puerto Maldonado, uma cidade mais de dois dias de viagem de barco. condição médica é desconhecido.
organização indígena da região, FENAMAD, diz que é a primeira vez que vejo um ataque desta natureza. "Nossa teoria é que os irmãos contactado (indígenas) Reserva Territorial estão à procura de novas terras onde eles vivem", disse Jaime Corisepa, presidente da organización.Monte salvos pelas pedras do rio, uma das rotas para Reserva Territorial de Madre de Dios para povos indígenas isolados. A reserva foi criada em 2002 e, após a pressão feroz das comunidades indígenas, em 2009 ele finalmente foi proibida na exploração de petróleo.
Considera-se que a ampla exploração madeireira ilegal na região é a causa do deslocamento de povos indígenas, que fogem através da fronteira com o Brasil.
Moradores de Monte Salvado estão trancados em suas casas para tentar se proteger de possíveis ataques e para evitar qualquer contato com índios isolados, que são extremamente vulneráveis devido à sua falta de imunidade a doenças transmitidas por estranhos.
Na terça-feira, o líder Teodoro FENAMAD Sebastian disse que "estão em nossos jardins, nossas plantações de mandioca. Nós não podemos ter absolutamente nenhum contato com eles, até mesmo as nossas ferramentas podem ser contagiosos. "
Há cerca de 15 tribos isoladas do Peru e todos eles estão em vias de extinção devido ao desmatamento e à atividade petrolífera, que ocupa mais de 70% da Amazônia peruana.
FENAMAD convocou uma reunião de emergência e exigiu que o Departamento de Assuntos Indígenas, INDEPA assumir a sua responsabilidade em proteger os direitos tanto da comunidade de Monte Salvado como a tribo isolados.
Sobrevivência



Fonte: Te Pito O Te Henua

Nenhum comentário: