sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Luta contra Belo Monte: Carta dos Povos da Volta Grande do Xingu

Belo Monte é um erro para a região e para o Brasil. Reafirmamos nossa incessante luta em defesa de nossa vida e do nosso patrimônio maior: o rio Xingu! O rio é nosso caminho, o rio é nossa vida, o rio é nossa existência. Estamos em aliança com os povos indígenas na defesa dessa causa e contra todo e qualquer projeto que ameace nossa existência e das futuras gerações.

 

Rio Xingu
Vila da Ressaca, (Senador José Porfírio) 07 de novembro de 2009
Nós, mais de duzentas lideranças entre ribeirinhos, comunidades indígenas (Juruna do Paquiçamba, Arara do Maia da Volta Grande, Xikrin do Bacajá, Juruna do km 17, Xipaya da Aldeia Tukamã e Aldeia Tukaiá, Kayapó da Aldeia Kararâo, índios da cidade de Altamira), agricultores, pescadores, estudantes, representantes dos povos indígenas do Mato Grosso e do Pará (Xavante e Kayapó), representantes das comunidades rurais do Projeto de Assentamento (PA) da Ressaca (travessão Pernambuco, travessão do Pirara, travessão do Bispo e travessão do Tuna), PA Assurini (Comunidades São Pedro, Santa Luzia, Arroz Cru, Cana Verde, Parati, Paratizão, Pacajaí), Vila Ressaca, Ilha da Fazenda, Garimpo do Galo, Garimpo do Itatá, PA Morro dos Araras, São Gaspar, representantes de organizações não-governamentais (Fundação Viver Produzir e Preservar, Conselho Indigenista Missionário, FASE, Rede Brasileira de Justiça Ambiental, Instituto Socioambiental, International Rivers, Movimento dos Atingidos por Barragens, Fórum da Amazônia Oriental, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, FETAGRI, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, Relatores Nacionais do Direito Humano ao Meio Ambiente da Plataforma DHESCA, Conservação Internacional), movimentos populares, preocupados com os graves impactos sociais e ambientais para a região e nossas vidas representados pela Usina Hidrelétrica de Belo Monte, reunidos na Vila da Ressaca, entre os dias 05 e 07 de novembro de 2009 para o II Encontro dos Povos da Volta Grande do Xingu, que teve caráter de audiência pública convocada pelo Ministério Público Estadual, manifestamos nossa posição contrária ao projeto da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, bem como nossa indignação com o processo de exclusão a que estão submetidas as populações da Bacia do Xingu, especialmente aquelas da Volta Grande do Xingu :
Denunciamos a falta de esclarecimentos às duvidas apresentadas pela população durante as visitas realizadas pelas empresas de consultoria Elabore e LEME - responsáveis pela elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA-RIMA) -, assim como a forma tendenciosa de apresentação do projeto, que omite a real dimensão e a irreversibilidade dos impactos sociais e ambientais. Repudiamos toda e qualquer tentativa de utilização de nossas assinaturas nas listas de presença das visitas realizadas pelas consultorias para simular uma adesão por parte das comunidades ao projeto de Belo Monte, bem como todas as tentativas de cooptação da população com promessas irreais, que omitem os danos a que estariam expostas no caso da construção da usina.
Repudiamos o parecer da FUNAI sobre o Projeto da UHE de Belo Monte, que considera como mitigáveis impactos que na verdade seriam irreversíveis. Este parecer– de forma completamente irresponsável – ignora os direitos indígenas e coloca em risco a sobrevivência e reprodução destes povos – que vem sendo historicamente dizimados - ao consentir que um projeto altamente impactante como Belo Monte se instale na região. Reiteramos nosso apoio a ações judiciais representadas junto a organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, entre outros.
Solicitamos que os resultados das análises feitas pelo Painel de Especialistas sobre o projeto de Belo Monte sejam levadas em consideração pelo órgão ambiental responsável pelo licenciamento e que esses estudos sejam incluídos nos documentos oficiais que integram o processo de implantação desta obra. Exigimos que o parecer independente do Painel de Especialistas seja devidamente analisado pelo IBAMA e que sejam apresentadas respostas cabíveis aos inúmeros questionamentos aí compilados.
Reivindicamos que os participantes da Conferência Mundial do Clima (COP 15) que será realizada em Copenhagen, na Dinamarca, de 07 a 18 de dezembro de 2009, referendem a posição do Movimento Xingu Vivo para Sempre quanto aos impactos destruidores de Belo Monte na Bacia do Xingu, especialmente no que se refere a seu potencial de emissão de gases de efeito estufa.
Exigimos uma posição ambiental e socialmente responsável dos órgãos de controle e gestão ambiental do país, que deveriam seguir a constituição mas vem apoiando a construção de um projeto tão degradante como Belo Monte sem levar em consideração, especialmente os diferentes posicionamentos e direitos das populações de serem informadas sobre seus direitos e sobre as conseqüências sobre suas vidas Em respeito aos direitos das populações da Bacia do Xingu, exigimos que não seja concedida a licença prévia para o projeto de Belo Monte. Só há sentido na existência de um órgão ambiental se este efetivamente tiver poderes para impedir a implantação de um empreendimento claramente inviável do ponto de vista social e ambiental como Belo Monte.
Exigimos uma retratação pública do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que no dia 29 de setembro de 2009 fez uma declaração extremamente desrespeitosa a todos os povos que questionam Belo Monte e lutam para preservar sua existência ao denominá-los “de forças demoníacas”. Acreditamos que este ministro deve ser processado por difamação e que o caso seja representado à Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
Exigimos que sejam realizadas novas audiências públicas na Volta Grande do Xingu para que a população desta região possa ser ouvida e que seja dada ampla divulgação na mídia deste processo. Exigimos o respeito aos nossos direitos e que a luta por esse reconhecimento não seja motivo de criminalização dos movimentos sociais e suas lideranças.
Exigimos a consolidação do projeto de agricultura familiar nessa região, iniciado nos anos 1970, através do ordenamento fundiário e ambiental, da infra-estrutura para os assentamentos, da recomposição do passivo ambiental, da melhoria da qualidade de vida dos moradores das áreas rurais e urbanas, assim como a implementação das Reservas Extrativistas. Acreditamos serem esses os investimentos necessários para um desenvolvimento social e ambientalmente sustentável para a Transamazônica e o Xingu.
Belo Monte é um erro para a região e para o Brasil. Reafirmamos nossa incessante luta em defesa de nossa vida e do nosso patrimônio maior: o rio Xingu! O rio é nosso caminho, o rio é nossa vida, o rio é nossa existência. Estamos em aliança com os povos indígenas na defesa dessa causa e contra todo e qualquer projeto que ameace nossa existência e das futuras gerações.

VIVA A RESISTÊNCIA DOS POVOS DA FLORESTA
VIVA O RIO XINGU, VIVO PARA SEMPRE!

Homenagem ao Grande guerreiro Xavante-Mário Dzururá, ou Mário Juruna

JURUNA



Você já ouviu falar no Juruna? Lembra-se desse nome?

Mário Dzururá, ou Mário Juruna, foi o primeiro e único índio a exercer o mandato de deputado federal no Brasil. Parece brincadeira, mas um país do tamanho do nosso, com tantos índios e descendentes, teve um único representante indígena no legislativo federal em toda a sua longa história.

Pelo fato de ser o único índio a ocupar o cargo de deputado federal brasileiro, Juruna era constantemente ironizado pela mídia. A circunstância de carregar constantemente um gravador servia de pretexto para os conservadores considerarem-no antiquado e ridículo. Na verdade, Juruna era um herói que levou muitas conquistas a esses nossos irmãos brasileiros esquecidos em grande parte do nosso país, que o digam os grandes centros urbanos. Leia abaixo um texto publicado no jornal da USP.
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JORNAL DA USP

29 de julho a 04 de agosto de 2002 - o XV nº 606



por MARIA EUGÊNIA DE MENEZES


Eleito pelo PDT do Rio de Janeiro em 1982, cria política de Leonel Brizola e do antropólogo Darcy Ribeiro, que na época militava nas fileiras do partido, Juruna foi o maior representante indígena nas esferas do poder federal. Vítima de diabete crônica, o ex-cacique xavante morreu depois de passar 15 dias internado no hospital Santa Lúcia em Brasília (em 2002).


A doença já o debilitava há muito. Preso a uma cadeira de rodas, Juruna andava esquecido pelos políticos e pelos índios, mas sua atuação foi um marco histórico.

“A presença de um índio no Congresso foi importante para defender os interesses indígenas e para barrar projetos que os prejudicassem”, explica a antropóloga Fany Ricardo, coordenadora do ISA (Instituto Socioambiental). Como deputado federal, Juruna foi uma espécie de embaixador das nações indígenas e sua atuação no Congresso serviu para sensibilizar setores sociais para os problemas que os indígenas enfrentavam.

O cacique xavante chegou a Brasília no final dos anos 70 e logo ganhou notoriedade por andar, para baixo e para cima, com um gravador debaixo do braço registrando as promessas dos políticos. Mesmo depois de eleito deputado, Juruna continuou sendo considerado por muitos apenas como uma figura folclórica, com hábitos e idéias extravagantes. Contudo, aos poucos, foi se impondo como analista da situação indígena no Brasil e como ator político. Logo no seu primeiro ano de mandato, conseguiu criar a Comissão do Índio, da qual foi o primeiro presidente. Com a função de assegurar os direitos indígenas, a comissão passou a funcionar como um órgão permanente da Câmara dos Deputados. O segundo grande passo do ex-cacique foi a aprovação do projeto que alterava a composição da diretoria da Funai. Ele queria que a Funai fosse administrada por pessoas apontadas pelas comunidades indígenas — índios ou indigenistas reconhecidos. Os burocratas cederiam espaço para os verdadeiros conhecedores da situação do índio no Brasil. Reconhecido por sua atuação, ele nunca deixou de ser polêmico. Recusou-se a usar terno e gravata, como exige o protocolo da Câmara, quase perdeu o mandato por dizer que “todo ministro é ladrão” e teve sua imagem bastante desgastada quando confessou ter recebido dinheiro do empresário Calim Eid, para votar em Paulo Maluf no colégio eleitoral. Pressionado por seus colegas de partido, ele acabou denunciando o suborno, devolvendo o dinheiro e votando em Tancredo Neves.




O gravador é arco e flecha


Líder dos xavantes, Juruna saiu da sua tribo, na reserva de São Marcos no Mato Grosso, e foi para Brasília tentar ser ouvido pelo presidente. Depois de enganado muitas vezes, Juruna decidiu usar o gravador que tinha comprado em Cuiabá para registrar as “mentiras” que lhe diziam e as promessas falsas que lhe eram feitas.
A demarcação das terras indígenas sempre esteve no centro de suas preocupações, talvez pela própria história que viveu com sua tribo. Os xavantes viviam na cabeceira do rio Xingu e depois de uma série de conflitos com posseiros foram empurrados para o rio Araguaia até chegarem ao Mato Grosso, onde ocuparam as margens do rio da Morte.
Juruna ainda era um menino pequeno mas se lembrava das mortes e das doenças. “Sempre fugindo. Abandonamos roça, nossa maloca, nosso rio, tudo que xavante tinha.” Irritado com a omissão da Funai e o alheamento das autoridades públicas em relação ao problema da terra indígena, ele peregrinou durante dias pelos corredores do Ministério do Interior tentando falar com o então presidente Ernesto Geisel. Vítima da burocracia, resolveu se vingar. Sua arma no mundo dos brancos foi o gravador. Ele começou a cobrar coerência entre as promessas e as ações das autoridades brasileiras e se tornaria famoso por isso. “Eu comprei gravador porque branco faz muita promessa. Depois esquece tudo”, disse em entrevista ao Pasquim.
Em 1980, enfrentou a proibição do governo, que o impedia, pelo fato de ser índio, de viajar ao exterior. Junto com Darcy Ribeiro, Juruna foi convidado pelo Tribunal Bertrand Russel para ir a Holanda servir de jurado no julgamento dos crimes contra as raças indígenas do mundo inteiro. A Funai quis impedir sua ida, a disputa foi parar na justiça e a luta de Juruna para ir até a Holanda ganhou as páginas dos jornais do País. Começava-se a questionar a tutela da Funai sobre os índios. Hoje, um projeto de lei que põe fim à tutela está em tramitação no Congresso. De acordo com Fany, “o projeto traria ganhos para os indígenas, mas ainda deve demorar para ser aprovado porque enfrenta resistência de vários setores, principalmente da própria Funai”.


Política indígena
Primeiro índio a filiar-se a um partido político, e o único a chegar ao Congresso, Juruna foi o precursor do ingresso dos índios na política institucional. Nas eleições municipais de 2000, mais de 350 índios pleitearam vagas — 13 deles para prefeito, e 80 conseguiram se eleger vereadores. As associações e organizações indígenas que começaram a surgir na década de 1980 também se multiplicaram, especialmente depois da Constituição de 1988. “Houve um grande avanço no reconhecimento dos direitos dos indígenas com a Constituição de 1988.
As reservas de terras passaram a ter que ser suficientes para que eles se reproduzissem física e culturalmente e foi reconhecido o direito de se organizarem como sociedade civil”, explica Fany. Os povos indígenas passaram gradativamente a se apropriar de mecanismos de representação típicos da sociedade dos brancos e, apesar de terem dificuldades para constituir organizações estáveis, hoje elas já chegam a 400. A maioria costuma ser vinculada a uma só aldeia, mas há também aquelas que atuam em âmbito maior, ao longo de um rio ou ainda as de caráter regional como a Coiab (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira).


quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Índios guarani-kaiowá ocupam fazenda em Coronel Sapucaia

Foto - Valter Campanato/ABr



Foto - Valter Campanato/ABr
Pelo menos 250 índios guarani-kaiowá ocuparam na madrugada desta quarta-feira uma fazenda no município de Coronel Sapucaia, na fronteira com o Paraguai.


De acordo com nota divulgada há pouco pela assessoria de imprensa do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), os índios retomaram parte da terra tradicional Kurussu Ambá, a 5 km da fazenda Madama. Em 2007, a índia Julite Lopes, 70, foi morta a tiros por seguranças particulares durante desocupação da área.

Conforme o Cimi, os índios da comunidade de Kurussu Ambá estavam há quatro anos na beira da rodovia MS-289 que liga Amambai a Coronel Sapucaia. Sem acesso a água potável, com alimentação precária e falta de atendimento de saúde, três crianças do acampamento morreram de desnutrição desde 2007.

O Cimi denuncia também que além de Judite Lopes, outros índios do acampamento foram assassinados nos últimos anos sem que os culpados tenham sido identificados. Em julho de 2007 foi assassinado um dos líderes do acampamento, Ortiz Lopes. Em maio de 2009, Osvaldo Lopes também foi morto.

Os ataques por homens armados ao acampamento foram frequentes nos últimos anos, conforme relatos dos próprios índios. Pelo menos cinco guarani-kaiowá teriam cicatrizes de ferimentos provocados por tiros.


Segundo as lideranças do acampamento, a ocupação da área nesta quarta-feira é uma tentativa de pressionar a Funai a agilizar o trabalho de identificação da área, iniciado em julho de 2008. 

Fonte: Campograndenews

Uma visita a uma tribo Sateré Mawé

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Uma visita a uma tribo Sateré Mawé

Praia de Ponta Negra. É grande a movimentação dos turistas. Eles deixam Manaus para conhecer as belezas da floresta tropical. Rio profundo, o Negro é tão largo que custa a exibir a floresta mais de perto. Mas , aos poucos revela belezas desconhecidas para muitos brasileiros.
São duas horas no barco de turismo ou cinquenta minutos em lancha rápida até um dos mais antigos hotéis de selva da região de Manaus, a cerca de 60 km da capital. Erguido no nível da copa das árvores, em Iranduba. Apesar de promover o turismo ecológico, foi multado por crimes ambientais em 2009.Mas não perdeu a licença de funcionamento ,porque está corrigindo os erros. Os turistas se encantam com os pássaros, jacarés, Macacos-de-Cheiro, todos em liberdade. Os passeios pelo Rio Ariaú, afluente do Rio Negro, mostram margens de vegetação exuberante, que abrigam várias formas de vida. Revelam também o modo de viver dos ribeirinhos.
Em meia hora se chega à terra dos Sateré-Mawé. Para anunciar a chegada na Aldeia Sahu-Ape, que significa "Casco de Tatu", é preciso bater na Sapopema. É a campainha da floresta. Logo aparece Vovoré, que finge se esconder,que nos leva até a farmácia da Aldeia, onde está o futuro Pajé, Sahu.
Entrevista com Sahu/liderança dos Sateré Mawé:
"P:Vocês recebem a gente com um fogo cheiroso. Conta o que tem aqui?
R:Aqui é breu. A gente faz o ritual da defumação. Se acredita que quando uma pessoa deseja mal para a outra, o desejo fica no corpo e no espírito então com quatro tipos de breu diferentes e com mais sessenta tipos de raízes se faz um pó que se joga no fogo para fumaçar e limpar o corpo e espírito".
Segundo eles, o ideal é defumar sábado ou domingo, que é quando os espíritos maus estão presos e os bons vagando. Agora quem chega é Baku, a líder maior, pajé da Aldeia.
Entrevista com Baku-pajé e líder indígena:
" Tudo aqui é remédio, começando por aqui, tudo é remédio - para o bem e para o mal. Esse aqui é para ser inteligente. Daqui para cá é só para fazer coisas boas".
Pajé Mulher não é muito comum. Baku nem queria ser, porque trabalha demais. Mas fica feliz quando vê alguém curado. Ela conta que a terra indígena é pequena para as cerca de quarenta pessoas que vivem na Aldeia, e que a cidade está encostando nela.
Entrevista com Baku-Pajé e líder índigena:
"Nós aqui preservamos muito a floresta. Mas tem muitos que vem e derrubam.A minha luta é com esse povo pescador que vem para matar. Eu tô sempre lá - não mexe, deixa aí. Também derrubam para tirar pau. A nossa luta é essa, por causa do ar - que se desmatar tudo vai ficar mais calor do que já tá".
Os Sateré Maué vivem principalmente do artesanato. E mantém rituais como o da Tocandeira. Na passagem da adolescência para a vida adulta os meninos colocam a mão numa luva como esta e aguentam as picadas das formigas. A prova de coragem faz os novos guerreiros. Os Sateré Mawé foram os inventores da cultura do Guaraná, domesticando a trepadeira nativa da Amazônia que hoje é produto de exportação.
http://www.povosdamazonia.am.gov.br:90/IMG_INFO/30.JPG Agradecimentos:
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Manaus

Fonte: Repórter Eco - página inicial