terça-feira, 4 de março de 2003

Ritual da puberdade feminina dos Nambikwara


Introdução
Linguagem
Os dados populacionais
História do contato
Grupos e critérios de adesão
Ritual da puberdade feminina
aspectos Contemporânea (Mamaindê)
Fontes de informação
Assim que ela menstrua pela primeira vez, a menina púbere (wa'yontãdu "menina menstruada") deve permanecer em reclusão em uma casa construída por seus pais, especialmente para esta finalidade.

O Mamaindê se referem a esta maloca pequena feita de folhas de buriti como wa'yontã'ã sihdu ("casa de menina menstruou"). Há a menina deve permanecer por 1-3 meses. No final deste período, um grande festival é realizado durante o qual os convidados de outras aldeias Nambikwara removê-la de reclusão. A menina (wekwaindu, "menina", "jovem mulher") é então considerado uma forma 'mulher, como o Mamaindê colocá-lo.

O ritual de puberdade feminina é feita por quase todos os grupos Nambikwara, além daqueles que ocupam o sul do vale do Guaporé. Embora este último não possuem este tipo de ritual, eles são semelhantes aos grupos de cerrado em muitos outros aspectos.

Entre os grupos do cerrado, o ritual apresenta algumas pequenas variações. Os Nambikwara se enfatizar essas diferenças, criticando os outros grupos e acusando-os de não saber como realizar o ritual corretamente. No entanto, todos os outros grupos Nambikwara que são chamados a tomar parte nos rituais de iniciação dos outros reconhecem esses rituais como o mesmo, apesar das variações entre eles.

Os grupos Nambikwara do Norte, incluindo a Mamaindê, também realizam o ritual de puberdade feminina e, portanto, fazem parte de uma ampla rede de relações que, como vimos, envolve grupos de cerrado. De acordo com um homem Kithaulhu jovens (um grupo do cerrado), casado com uma mulher Mamaindê, o Mamaindê foram os primeiros a realizar este tipo de ritual e depois ensinou aos outros grupos Nambikwara.

Segundo Price, os grupos localizados na região drenada pelos afluentes do rio Juruena Estado que há muito tempo o ritual de puberdade feminina era desconhecido e que o Negarotê - um grupo Nambikwara do Norte vizinhos da Mamaindê - foram os primeiros a cumpri-la. Esta foi a forma como o cerrado grupos aprenderam a praticá-la. Por esta razão, o conjunto de músicas cantadas durante o ritual é chamado nekato'téyausú ", música do Negarotê," por estes grupos.

O Mamaindê possuem um repertório de música vocal chamada "música menina menstruou", que está associado com o ritual de puberdade feminina, mas não se restringe a este contexto, uma vez que a música pode ser cantada apenas por diversão. Assim como a música vocal, eles também têm um repertório de "música de flauta e são o grupo Nambikwara só usar instrumentos de sopro feitos especialmente para a ocasião.

Muitos autores que estudaram os Nambikwara ter gravado a prática deste ritual. Apesar das contradições e variações observadas nos dados, as descrições do ritual de puberdade feminina geralmente enfatizam a mudança no estatuto social da menina como ela se torna uma marriable 'mulheres em sua conclusão.

"Instituto Socioambiental" (ISA)

Nenhum comentário: