quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Indios pedem ajuda de ex-governador Zeca do PT para demitir chefe da Funai



Um grupo de lideranças indígenas das aldeias do sul do Estado entregou na tarde desta quinta-feira um documento ao ex-governador Zeca do PT onde pedem a sua ajuda para influir junto a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) para que a administradora regional do órgão Margarida Nicoletti seja demitida.
Os índios aproveitam que o ex-governador estava concedendo entrevista coletiva à imprensa e entregaram o documento no estacionamento do hotel onde ele está hospedado. As lideranças querem a imediata demissão de Margarida e prometem por tempo indeterminado fechar as rodovias MS 156 e BR 163 caso não sejam atendidos.
Zeca do PT fez um compromisso com as lideranças de que na próxima semana falará com o senador Delcídio do Amaral e com os deputados federais Biffi e Vander Loubet para marcar um encontro com o presidente da FUNAI e encontrar uma solução para o impasse.
O cacique Araldo Verón, da Aldeia Taquara de Juti afirmou que a atual administradora da FUNAI abandonou totalmente os povos indígenas da região sul do estado.
“Nós índios Kaiowa, Guarani e Terena estamos morrendo assassinados em nossas aldeias em conseqüência do descaso de Margarida Nicoletti”, disse Verón que espera da FUNAI que sejam apuradas as irregularidades que acontecem diariamente nas aldeias.
Verón disse que cerca de trezentos índios vão continuar acampados em frente à sede da FUNAI de Dourados e enquanto a administradora não for demitida o protesto continua.

Altor: Nicanor Coelho, de Dourados

Nenhum comentário: