terça-feira, 15 de setembro de 2009

Missionários sem cruz


Missionários sem cruz

Os brancos ajudam no ensino e na saúde,

mas sua maior missão é

preparar os índios para o futuro


Silvio Ferraz, do Xingu



 










Fotos: Paulo Jares




André Villas Bôas, há 21 anos entre os índios.
O dentista Eduardo Biral, a enfermeira Stela Würkir, sua mulher,
e o filho, Januário, um Tarzan brasileiro



Eles não usam barba, elas têm cabelos compridos e tranças.
Esguios, alimentados a peixe moqueado com biju, mingau de amendoim e frutas.
Falam baixo, dormem cedo e só têm uma conversa: índio. É a tribo dos brancos
composta de cientistas sociais, médicos, pedagogos, enfermeiras, biólogas
e engenheiros agrônomos, vindos de diversas regiões brasileiras. Boa parte
da engenhosa engenharia social e cultural que mantém o Parque do Xingu
funcionando em harmonia se deve ao trabalho desses especialistas.


O foco agora é preparar os índios para o inevitável confronto
com a civilização que um dia ocorrerá. As cidadezinhas vizinhas do parque
vão transformar-se em municípios de porte médio, a urbanização baterá
às portas da reserva. Os moradores do parque, cada vez mais, dependerão
de produtos fabricados pelo branco. Em todos os momentos da humanidade,
sempre que o choque ocorreu, o mais forte sobrepujou o mais fraco. Quase
sempre de forma violenta. Neste canto do Brasil, um punhado de brancos
está conseguindo driblar essa inevitabilidade. Procuram transformar o
abraço sufocante em um caminhar de mãos dadas de culturas tão diferentes.


Com um pé na selva e outro no asfalto, André Villas Bôas
é o "cacique" dessa tribo de brancos. Diretor do Instituto Socioambiental,
ONG paulista apoiada pelo governo da Noruega e pelo cantor Sting, convive
com os índios há 21 anos. Apesar do nome, André tem apenas um longínquo
parentesco com os irmãos Villas-Boas, inspiradores do Parque do Xingu.
Depois de ter morado com os xavantes, no Solimões, com os tikunas, no
Alto Solimões e no Xingu, o cientista social conduz o mapeamento, por
meio de satélite, de toda a região xinguana. Nele aparecem, sem retoques,
as ameaças externas: o avanço do desmatamento, a destruição das cabeceiras
dos rios, a poluição ambiental.











Fotos: Paulo Jares


Índios aprendem a ensinar as crianças de suas tribos: geografia,
história e cálculos





Outro que optou pelo verde, deixando para trás uma clínica potencialmente
rendosa em São Paulo, é o dentista Eduardo Biral. Com uma frase, traduz
a complicação que se instala na cabeça dos que convivem com ele: "Minha
família acha que sou comunista, os índios pensam que sou milionário e
meus colegas paulistas, que sou pirado". Eduardo acha que seu destino
é tratar os dentes dos índios numa cadeira de tábuas, à sombra de uma
mangueira. "Sou um escultor de dentes", diz, com luvas cirúrgicas,
tratando a fila de crianças e adolescentes dos índios suyás. Usa um cimento
dental muito resistente desenvolvido pelos americanos durante a Guerra
do Vietnã, e, enquanto obtura as cáries, sussurra delicadamente com os
pacientes na própria língua suyá. Os kayapós, da aldeia metuktire, levaram
o reconhecimento a Biral mais longe. Nomearam Takakran e Koiman Tekré,
seus pais adotivos. Sua mulher, Stela Würkir, enfermeira, há vinte anos
trabalhando com os índios, deixou Higienópolis, bairro paulistano, e embrenhou-se
na mata em 1980, de onde nunca mais saiu. Stela criou no Xingu um grupo
de "agentes de saúde", índios treinados para suprir a ausência
de enfermeiras e médicos nas emergências. De seu casamento com Biral nasceu,
em 1982, Januário, o "Janu", ou "Bep Kangró", como
querem os que moram na aldeia Metuktire. É o Tarzã brasileiro. Nas noites
de luar pode ser visto de pé numa esquálida canoa, pescando jacarés com
arco e flecha. "Desde os 12 anos é ele quem abastece de proteína
a casa", orgulha-se o pai. Faz grande sucesso entre as índias e seus
melhores amigos são índios. Janu não se perturba com a dupla nacionalidade.
Não abandonou a civilização dos brancos. Estuda por correspondência, no
curso especializado do Anglo-Americano, tradicional colégio carioca.











Maria Cristina Troncarelli, pedagoga, ex-artista
de circo: currículo adaptado



"Bimba", como é mais conhecida a professora paulista
Maria Cristina Troncarelli, 37 anos, dos quais quinze no Xingu, foi atriz
e engolidora de fogo nos circos do ABC paulista antes de ir para o mato.
Hoje toca um programa educacional adaptado para os indígenas. Seu entusiasmo
contagia os 53 instrutores tribais reunidos a sua volta, para aprender
a língua dos brancos. Entre os índios, quanto melhor falar o português,
maior status na tribo. O português, na região, é o idioma do entendimento,
já que as catorze etnias têm línguas próprias. Sem preconceitos, sua didática
recorre a vídeos ou a palestras de velhos guerreiros. Seu curso atrai
indígenas até do Acre. De sua união com um índio kaiabi nasceram as gêmeas
que vivem em São Paulo e visitam os avós índios durante as férias.



Os agrônomos Geraldo Mosimann da Silva e Wemerson Ballester
ensinam apicultura. Com trajes especiais, os 25 apicultores indígenas
produziram 600 quilos de mel neste ano. A meta são 2 toneladas. Os índios
estão a um passo de comercializar seu produto, com o apelo de marketing
de ser produzido por floradas exóticas, desconhecidas pelo consumidor
das grandes cidades. A bióloga curitibana Simone Ferreira de Attayde,
mulher de Geraldo, é outra que enfrenta banho de rio, casa com chão de
terra batida e baratas para organizar o comércio do artesanato indígena.
"Estamos tentando manter viva a cultura dos kaiabis na confecção
das lindas panelas de barro. Não é fácil. O barro daqui, quando vai ao
fogo, racha", explica Simone. A tribo dos brancos no Xingu já enxergou
o futuro. Nele, os índios, sem o paternalismo do governo, que criou e
mantém em bases sólidas a reserva, terão de conviver com seus vizinhos.
Quanto mais bem preparados estiverem, maiores serão as chances de manter
seu modo de vida intocado.

 





Os arquitetos da pacificação















Foto: Hevio Rodrigues




Orlando (acima)
chora na homenagem ao irmão Cláudio:

"Meu lugar é aqui"

Rondon (ao lado)
no
mato desde jovem. Seu
lema: "Morrer,
se
preciso for,
matar jamais"



Rondon e Villas-Boas são, no fundo, os pilares
sobre os quais se assenta hoje toda a política indigenista que rege
o Xingu. Sorte dos índios, sorte dos brancos. O homem que tinha
como lema "Morrer, se preciso for, matar jamais" foi inspirado,
no início do século, a embrenhar-se selva adentro, em locais onde
o homem branco nunca havia pisado. O militar, sertanista e geógrafo
Cândido Mariano da Silva Rondon dedicou a vida a promover a colonização
do interior brasileiro. Por onde passava, Rondon pacificava e tratava
a minoria selvagem. Descendente por parte de mãe dos índios terenos,
o militar descobriu montanhas, rios, corrigiu mapas e construiu
linhas telegráficas Brasil afora, rompendo até o isolamento da Bolívia
e do Paraguai. A tribo bororo ficou tão reconhecida ao militar que
lhe reservou um inusitado presente: a mais linda e mais jovem donzela.
Rondon nunca a viu. Era um tímido.



Seguidores da sua filosofia, os irmãos sertanistas
Cláudio, Orlando e Leonardo Villas-Boas mergulharam na missão de
desviar as tribos da rota da extinção. Ela ocorreria por conflitos
armados ou por epidemias, à medida que os contatos com os brancos
se tornassem mais intensos e freqüentes. Pacificaram as tribos do
Xingu e inspiraram a criação de um santuário, o atual Parque do
Xingu. Para lá levaram quinze etnias diferentes, cada qual com seus
usos e costumes e, não raro, inimigas entre si. Pacificados, hoje
os índios vivem o que chamam de "a longa trégua". Orlando
é o sobrevivente, uma legenda. Seu irmão Cláudio é tido pelos índios
yawalapitis como o "espírito do bem que zela por seu povo".
Sobre Orlando, o cacique Aritana sussurra com olhos marejados: "Queremos
ele bem vivo, mas quando chegar a hora repousará no Xingu".

Font= Revista veja Editora abril

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