sábado, 24 de outubro de 2009

Imagens valendo mil palavras

Essa semana  o uber bas-fond que rolou na Praça Tiananmen fez 20 anos (tá, eu sei, bas-fond não é a palavra apropriada, mas todo mundo já usou todos os adjetivos possíveis e imagináveis para aquele horror, e eu não sou exatamente conhecida por escrever em português castiço, certo? – mas o texto do do Pedro Dória tem tudo tin-tin-por-tin-tin).
Por coincidência estou lendo  um livro do Gay Talese onde ele discorre um pouco sobre o tema, inclusive falando da existência de versões divergindo do que é habitualmente falado: segundo tais versões,  teria morrido  muito mais gente fora da Praça – (na sua maioria trabalhadores também descontentes com o regime e potencialmente mais perigosos e influentes do que os estudantes),   do que nela própria – mas como não conheço o assunto a não ser superficialmente, não vou meter mão em cumbuca.
E como um assunto leva a outro, ao pensar no  no Massacre da Praça Tiananmen, lembrei daquela  imagem famosa do estudante que fez o tanque de guerra parar.



tiananmen
Aliás, falando nisso, sabiam que houve quem tivesse a ideia de recriar (e fotografar)
Na sequência, dei tratos à bola e tentei lembrar quais  imagens  marcaram (ou às quais eu associo) determinados eventos mundiais.
Por exemplo, quando eu penso  na Guerra do Vietnan , é a foto daquela  menina correndo pelada, após bombardeio de Napalm que me vem à cabeça:



vietna
Já outras pessoas associam a Guerra do Vietnan à foto do vietcongue sendo executado:
VIETNAM OBIT LOAN
Curiosamente (e fiquei espantada ao tomar consciência disso), a imagem que me vem à mente quando penso na 2ª Guerra Mundial não é aquela da Europa dizimada, ou dos campos de concentração, ou mesmo da nuvem em forma de cogumelo resultante da explosão da bomba atômica; tenho que confessar:  me lembro mesmo é  daquela do marinheiro beijando uma moça (well, os americanos sempre foram bons de marketing, vocês hão de convir comigo…).
kiss

E vocês? Associam algum evento histórico a alguma imagem específica? Qual?
Bom fim de semana e divirtam-se!


Nenhum comentário: