quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Ivo Som é a favor da garimpagem no Uiramutã,o governo Federal deu um tiro no próprio pé.



O deputado Ivo Som (PTN) disse, durante a sessão desta quarta-feira, 14, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) que é a favor da legalização da garimpagem no município do Uiramutã. De acordo com ele, esta é a única maneira de a população da localidade sobreviver, visto que é proibida a caça e a pesca na região.
O parlamentar relatou que conversou com o presidente da Câmara dos vereadores da cidade, Milton Dario Melchior (PSDB). Segundo ele, os legisladores pretendem levar ao governo Federal um pedido para que credencie as pessoas para atuarem no garimpo de forma lícita, pois assim os cidadãos poderão ter uma fonte de renda.




“Com a demarcação da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol ainda não se decidiu os limites da sede o Uiramutã. O município está em situação precária, já que a população não tem como obter uma renda. Os índios não podem caçar, nem plantar. A garimpagem feita no local é necessária para a sobrevivência das pessoas”, disse o deputado.
Em aparte o deputado Flávio Chaves (PV) disse que com a demarcação da Raposa/Serra do Sol, o governo Federal tomou uma iniciativa equivocada.
“Infelizmente, o governo Federal deu um tiro no próprio pé. A Fundação Nacional do Índio (Funai) brigou pelas terras para os índios e, assim, foram feitas regras. Regras estas, que na minha interpretação, os indígenas deveriam viver da caça e da pesca. No entanto, antes da demarcação, existia

Garimpeiro

o não-indío que empregava os indígenas”, disse.
http://oglobo.globo.com/fotos/2007/01/21/21_PVG_pais_garimpo.JPGPara o deputado Rodolfo Braga (PTN), o governo Federal gerou um problema social para o Estado. “Observamos na periferia e  nos bairros mais afastados de Boa Vista, um grande contingente de indígenas que deixou as comunidades para viver na Capital. Vamos ter que conviver com isto, já que o governo Federal criou este problema. Então, restou ao Estado arcar com a moradia e acima de tudo o bem-estar destes índios. Até porque tanto a Funai como a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) não estão dando o apoio necessário para os índios”, ressaltou.
Conforme Ivo Som o desemprego assola a região do Uiramutã. “Os pais de família do município estão tentando trabalhar. O desemprego está grande não somente em Boa Vista, mas também no município. Os índios são proibidos de caçar, pescar e ainda garimpar. Desse jeito, eles ficarão parados no tempo”, destacou.
Autora:Raphaela Queiroz

Nenhum comentário: