terça-feira, 13 de outubro de 2009

O cacador de galaxias Perguntas

O enigma de Andrômeda

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfWoFtMCq1_d3_ZR6Brvs1j_4Rnml-G_EQwxB32L16wO4k4u8Mt1T9owTOK3hCbkgzVfJjD1nt3v5bhCqr2jHg27hZiMzhlPGKI_QvkBQL4Z3j7zLh2hQlukO3sTIPfK7g4MCk5UFFhe3J/s400/andromeda.gif
No início de sua carreira, Edwin Hubble enfrentou um rival – o astrônomo Harlow Shapley (1885-1972). Shapley tinha se tornado famoso, em 1911, ao usar as cefeidas (estrelas de tamanho variável) como referência para medir o tamanho da Via Láctea, tida na época como a única galáxia. Ele descartou a sugestão de Hubble de que a Nebulosa de Andrômeda poderia ser formada de estrelas, e não apenas de poeira, como se imaginava. Para tirar a dúvida, Hubble empregou o mesmo método de seu rival e mostrou, em 1923, que Andrômeda era de fato outra galáxia, situada a 200 000 anos-luz da Terra. “Eu não sei se fico alegre ou triste com a sua descoberta”, curvou-se Shapley, anos mais tarde, em uma carta ao vencedor da disputa. “Talvez as duas coisas.”
A mais forte evidência de que ocorreu o Big Bang foi obtida em 1992, pelo satélite americano Cobe. Ele captou radiação gerada pela explosão e distribuída de modo mais ou menos uniforme pelo Universo. Mostrou também que há diferenças de temperatura no céu – pequenas, mas reveladoras. É nas áreas mais quentes, registradas em vermelho na imagem do satélite, que a matéria espalhada pelo Big Bang teria se aglomerado, formando as sementes das galáxias.

Uma viagem sem fim

De acordo com a teoria mais aceita sobre a origem do Universo, ele começou com o Big Bang e se expandirá para sempre, a uma velocidade cada vez maior.
HÁ 13 bilhões de anos
1. Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo.

1000 anos após o big Bang
2. Passa a existir, no Universo, mais matéria do que radiação.

HÁ 12 bilhões de anos
3. Início da formação das galáxias. Surge o Sistema Solar.

HÁ 8 bilhões de anos
4. Formação da Via Láctea. As galáxias começam a se afastar umas das outras.

Momento atual
5. As galáxias continuam se distanciando umasdas outras, mas seu fim está distante.O Universo ainda está na sua adolescência.

Daqui A 100 bilhões de anos
6. A maioria das estrelas está se apagando. Algumas viram buracos negros. Outras restam como corpos inertes e gelados.

Daqui a 103 trilhões de bilhões de anos
7. A expansão prossegue, rumo ao infinito. As últimas estrelas morrem e os buracos negros também. No final, muitos trilhões de anos depois, só restará uma finíssima poeira de partículas, menores do que o átomo.
fonte: Blog da Astronomia
Por Guilherme
http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Launchpad/3155/Andromeda.jpg







Nenhum comentário: