Eram mais de cem os grupos indígenas que viviam em Minas Gerais. Ao longo dos anos, eles foram sendo dizimados pelo homem branco, que os escravizava, matava, ocupava suas terras e lhes transmitia suas doenças.
India Pataxó
A maior concentração é dos Xacriabá, com pouco mais de 6.000 índios, que vivem em São João das Missões, numa reserva de 46 mil hectares (ha). Um pequeno grupo dos Pankararu vive em Coronel Murta, Vale do Jequitinhonha, numa reserva de 62 ha. Pouco mais de 200 índios Pataxó vivem em 3.200 ha, em Carmésia, no Vale do Aço e um grupo aproximado de 150 Krenak disputam com posseiros a posse de 4.000 ha de sua reserva, que tem 3.871 ha invadidos. Os Maxacali, estimados em 811 índios, também disputam a posse e a preservação de suas terras no Vale do Mucuri.
India Xacriabá
Grupos Indígenas - Minas Gerais
População total: 15.128
5 comentários:
em outro site que visitei,dizia que havia cerca de 14.500 indios em minas gerais
Oi, meu querido. Estou num estudo de ancestralidade. Minha avó nasceu em Mariana. Você sabe quais indígenas se mantiveram por lá nos dias de hoje? Li sobre o extermínio dos carijós, e muitos detalhes históricos religiosos, mas tem pouco material......
Caro Amigo, Mande um email para mim que nos poderemos conversar sobre o assunto.
Obrigado pela visita, Volte sempre!
Caro Netuno Borum Guarani, adorei seu blog. Acho este assunto de grande importancia, pois é inconcebivél que até hoje as populações indígenas sejam tratadas com tanto descaso pelos governos e sociedade. Fiz um post sobre este tema e como não sou estudiosa do assunto postei um trecho do seu texto, com os devidos creditos :).
Deixo o link do meu blog:
http://janabandida.blogspot.com/
para vc ver e dar a sua opinião.
Atenciosamente
Janaina Lages
Caro Netuno, adorei seu blog que trata de um assunto tão importante. Pois é um absurdo como a população indigena é tratada até hoje.Fiz um post sobre este assunto.Como meu conhecimento é precario, utilizei parte de seu texto deixando, claro os devidos créditos ao autor. Meu http://janabandida.blogspot.com/,
atenciosamente
Janaina lages
Postar um comentário