terça-feira, 21 de setembro de 2010

DECLARAÇÃO DE povos e nações indígenas

Vale a pena relembrar, pois o homem branco já se esqueceu destes direitos que pertence a nação indígena por direito!



Do coração da América do Sul em 12 dias de Outubro de 2007, os delegados dos povos indígenas originais e as nações do mundo, reunidos no Encontro Mundial: "Na história de Victoria dos Povos Indígenas do Mundo" para comemorar a aprovação da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, nós expressamos a nossa palavra:
De 515 anos de opressão e dominação, aqui temos sido incapazes de eliminar-nos. Temos enfrentado e sobrevivido políticas de etnocídio e genocídio, a colonização, destruição e saques. A imposição do capitalismo como sistema econômico, caracterizado pelo intervencionismo, as guerras e desastres sócio-ambientais, um sistema que continua a ameaçar a nossa maneira de viver como povos.
Como conseqüência da política neoliberal de dominação da natureza, a busca de lucros fáceis da concentração do capital em poucas mãos e da exploração irracional dos recursos naturais, a nossa Mãe Terra está ferida de morte, enquanto nós continuamos a povos indígenas expulsos do nosso território.
O planeta está a aquecer. Estamos passando por uma mudança climática sem precedentes, onde os desastres sociais e ambientais estão se tornando mais fortes e mais freqüentes, onde todos sem exceção estamos interessados e afetados.
O que se esconde uma crise de energia, onde a era do petróleo está acabando, mas encontramos uma alternativa de energia limpa que possam substituir as quantidades necessárias para manter a civilização ocidental nos fez totalmente dependente do petróleo.
Esta pode ser uma ameaça que vai nos deixar expostos ao perigo de que o desenrolar das políticas neoliberais e as guerras imperialistas para as últimas gotas de ouro chamado ouro negro e azul, mas também pode dar-nos a oportunidade de fazer este novo milênio, um milênio de vida, um milênio de equilíbrio e complementaridade, sem abusar de poderes que destroem a Mãe Terra.
Quanto de recursos naturais como terras e territórios que habitamos são nossos pela história, pelo nascimento, e sempre para a direita, de modo que a autodeterminação sobre estes é fundamental para manter a nossa vida, a ciência, a sabedoria, a espiritualidade, a organização, medicamentos e soberania alimentar.
Que inicia uma nova era conduzido pelo povo indígena, dando origem aos novos tempos, tempos Pachakuti, no momento da realização do Quinto Sol
Congratulamo-nos com a adopção da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, que é essencial para sua sobrevivência e bem-estar de mais de 370 milhões de indígenas em cerca de 70 países do mundo. Depois de mais de vinte anos de luta, responde a nossa reivindicação histórica de autodeterminação dos povos e do seu reconhecimento e direitos coletivos.
A Declaração aprovada contém um conjunto de princípios e normas que reconhecer e estabelecer o regime regulador internacional, os direitos fundamentais dos Povos Indígenas, que deve ser a base da nova relação entre os Povos Indígenas, Estados, sociedades e cooperação em todo o mundo. Portanto, além de outros instrumentos jurídicos existentes para os direitos humanos, a Declaração, é a nova lei de bases e práticas para assegurar e proteger os direitos indígenas em várias áreas e níveis.
Apelamos aos Estados-Membros das Nações Unidas e incentivar a prática de povos indígenas e dar efeito a este importante instrumento de importância histórica. Governos censor que votaram contra a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, e condenamos o duplo padrão.
Que nós nos comprometemos a apoiar o esforço histórico liderado pelo irmão Evo Morales, o presidente dos Povos Indígenas de Abya Yala, na construção de um novo estado multinacional. Para qualquer ameaça interna ou externa, iremos ver o que acontece na Bolívia e pedir os povos do mundo prestam o seu apoio e solidariedade a este processo, que deve ser seguido pelos povos, nações e Estados do mundo continuam nesta mesma caminho.
Portanto, Povos Indígenas e as Nações da demanda mundial de que os Estados cumpram com os seguintes mandatos:
1. Construir um mundo fundado sobre a cultura da vida, identidade, filosofia, cosmologia e espiritualidade dos povos indígenas de origem antiga, aplicando conhecimentos e saberes ancestrais, fortalecendo os processos de intercâmbio e fraternidade entre os povos eo respeito à autodeterminação.
2. Suponha que as decisões nacionais e internacionais para salvar a Mãe Natureza dos desastres causados pelo capitalismo em seu declínio, que se manifesta no aquecimento global ea crise ecológica, reafirmando que a cultura original indígena é a única alternativa para salvar o nosso planeta terra .
3. Substituir os actuais modelos de desenvolvimento baseados no capitalismo, a mercadoria, a exploração irracional da humanidade e dos recursos naturais, o desperdício de energia e do consumismo, com modelos que colocar a vida, a complementaridade, relação de reciprocidade, para a diversidade cultural eo uso sustentável dos recursos naturais como prioridades.
4. Implementar políticas nacionais em matéria de soberania alimentar como a principal base da soberania nacional, em que a comunidade garante o respeito de sua própria cultura como espaços e modos normais de produção, distribuição e consumo em equilíbrio com a natureza e saudável de alimentos livres de contaminação para toda a população, eliminando a fome, porque a comida é um direito à vida.
5. Repudiar os planos e projetos de geração de energia, como biocombustíveis, que destroem e negar alimento para as pessoas. Nós também condenamos o uso de sementes geneticamente modificadas porque as sementes destrói nossa antiga e nos obriga a depender do ramo agrícola.
6. Avaliar e reavaliar o papel das mulheres como a vanguarda da libertação indígena original lutas do nosso povo os princípios da dualidade, a igualdade ea equidade da relação entre homem e mulher.
7. Tomando a Cultura de Paz e Vida como um guia para resolver problemas e conflitos no mundo, desistindo da corrida armamentista, e iniciar o desarmamento para garantir a preservação da vida na Terra.
8. Tomando apenas mudanças legais necessárias para construir sistemas e meios de comunicação e informação que são baseadas em nossa cosmovisão, espiritualidade e filosofia comum, na sabedoria dos nossos antepassados. Garantir o reconhecimento do direito à comunicação e informação das populações indígenas.
9. Assegurar o respeito eo direito à vida, saúde e educação intercultural bilíngüe, a construção de políticas para o benefício dos povos indígenas originários e nações.
10. Para declarar a água como um direito humano, como um elemento vital e um bem social da humanidade, que não deve ser o lucro. Também incentivar o uso de energias alternativas, que não ameaçam a vida na Terra, garantindo assim o acesso a todos os serviços básicos.
11. forma responsável resolver as causas da migração entre os países, tendo as políticas de livre circulação de pessoas para garantir um mundo sem fronteiras, onde não há discriminação, a marginalização e exclusão.
12. Nações Unidas descolonização, e transferir a sua sede para um território que vai dignificar e expressam as justas aspirações dos povos, nações e Estados do mundo.
13. Não criminalizar as lutas dos povos indígenas, não demonizar ou nos acusam de terrorismo, quando o povo exigir nossos direitos e propostas de como salvar a vida ea humanidade.
14. Imediatamente grátis para os líderes indígenas presos em várias partes do mundo, sobretudo para Leonard Peltier nos Estados Unidos.
A luta não pára, não mais resistir a resistir, foi a nossa vez. Proclamar 12 de outubro o "dia do início da nossa luta para salvar a Mãe Natureza".
De nossas famílias, casas, comunidades, vilas, sendo ou não sendo no governo de nosso país, e se dirigiu a nós mesmos decidir o nosso destino, nós mesmos assumirá responsabilidade pelo viver bem e que herdamos de nossos ancestrais, para irradiar a partir do fácil e simples para a maior e mais complexo para a construção horizontal e entre todos, tudo e todos, a cultura da paciência, a cultura do diálogo e, finalmente, a cultura da vida.
Para os mortos, heróis e mártires que pagaram as nossas vidas, desejos e utopias, fortalecemos nossa identidade, nossos processos de organização e nossa luta para ter sucesso na construção da unidade dos povos do mundo e retornar ao equilíbrio, salvando a vida, a humanidade eo planeta Terra.
Reafirmamos nosso apoio para o nosso irmão Evo Morales para Prêmio Nobel da Paz, por sua entrega incondicional e permanente do serviço para o bem da humanidade, pessoas, planeta e da paz mundial.

Fonte: Econoticiasbolivia.com
 

domingo, 19 de setembro de 2010

Carta Aberta aos Povo Indígenas - Conferencia Indígena Nacional


Em Carta Aberta aos Povos Indígenas o cacique Nailton Muniz Tupinambá, descendente dos povos indígenas Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe, conclama seus patrícios do Brasil inteiro para protestar contra o atual decreto 7506/09, que desestruturou a Funai.

Do alto de sua longa experiência de lutas a favor do reconhecimento das terras dos Pataxó e Tupinambá, Nailton declara que vê com apreensão o decreto presidencial que acabou com diversas administrações regionais da Funai, inclusive postos indígenas, os quais foram, no papel, mas não na prática, substituídos por anódinas coordenações técnicas locais.

Nailton Tupinambá usa a palavra "genocídio" para caracterizar o que vem acontecendo na Funai com essa tentativa de enfraquecer o poder federal na defesa dos povos indígenas.

Nailton diz em sua Carta Aberta que participou da reunião que intencionava explicar essa desestruturação e que se sentia triste por ver alguns parentes de acordo com esse decreto. Daí a razão de sua carta aberta.

Nailton é um líder reconhecido entre indígenas do Brasil inteiro e suas palavras terão repercussão grande daqui por diante. É cada vez mais provável que os demais povos indígenas do Nordeste comecem a organizar-se mais solidariamente contra o que está acontecendo na Funai em decorrência do domínio das ONGs e de uma visão de política indigenista maquiavélica e anti-rondoniana.




Carta Aberta aos Povo Indígenas - Conferencia Indígena Nacional





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Nailton Muniz Tupinambá Hã hã hãe Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu de Pau Brasil, Bahia
Carta Aberta aos Povo Indígenas
Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, 13 de Setembro de 2010
Parentes indígenas,
Eu, Nailton Muniz Tupinambá Hã hã hãe um dos caciques do Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu de Pau Brasil, Bahia, tenho como o compromisso de avisar a todos os parentes indígenas do Brasil que participei do Seminário da implantação das coordenações Técnicas Regionais e Coordenação Técnicas local, fiquei muito triste em saber que alguns dos nossos parentes está de acordo.
Pois eu considerei como genocídio dos povos do Brasil por que quando acabou o SPI (Serviço de Proteção ao Índio) veio Superintendência Regional, onde retalhou a FUNAI retirando os seus poderes, tempo depois tornou–se enfraquecer e foi criado a administração regional, e hoje tornou enfraquecer, e estão criando coordenação regional CTLCOCAL que isso é o fim da picada quando a condenação enfraquecer aí vem a emancipação dos índios e aí todos vai ser entregue a comunhão nacional, por isso eu peço a todos os meus parentes que vamos somar as forças contra o extermínio dos povos indígena pedindo a realização de uma Conferencia Indígena Nacional para discutirmos essa trajetoria e exigir a criação do Ministério Indígena para que possamos respirar, por que a coordenação acaba a presidência da Funai e as terras indígenas passa a será responsabilidade do estado e isso não é bom para os povos.
A partir do momento que todos seja contra essas coordenações não tem como elas virarem lei por isso. O Cacique Nailton Muniz Tupinambá Hã hã hãe  pede a compreensão para a realização desta Confêrencia e somente juntos poderemos reverter essa situação.
Nailton Muniz Tupinambá Hã hã hãe
Posto Indígena Caramuru Catarina Paraguaçu de Pau Brasil, Bahi

Web Brasil Indígena

Anápuáka Muniz Tupinambá Hã-hã-hãe (Etnia Tupinambá)

TI Caramuru Catarina Paraguassu - Aldeia Água Vermelha / Pau Brasil - BA
Coordenador- Web Brasil Indígena
TIC e Agente Cultural Indígena
Representante Suplente da Região Sudeste do Colegiado Setorial de Cultura Indígena / Ministério da Cultura - Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC

Sites:
www.webbrasilindigena.org
www.academico.webbrasilindigena.org
www.aldeia.webbrasilindigena.org

MSN:erickmuniz@ig.com.br
Gtalk: anapuakamuniztupinamba@gmail.com
Skype:anapuakamuniz
Emails: anapuakamuniz@webbrasilindigena.org /contato@webbrasilindigena.org /anapuakamuniztupinamba@gmail.com
Tel/Cel: +55(21)8803.5550 / 9587.3732

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

83ª EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS




 
ATENÇÃO!!!
AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS REFEREM-SE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE À 83ª EXPOSIÇÃO

ENTRADA FRANCA DATA: 17, 18 e 19/09/2010 das 9:00h às 19:00h

LOCAL: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa
Rua São Joaquim, 381 - Bairro Liberdade
INFORMAÇÕES: (11) 3207-5703 (Lídia).

ENTREVISTAS: Com
Lídia, pelo telefone (11) 3207-5703.

AULAS GRATUITAS DE CULTIVO DE ORQUÍDEAS:Todos os dias às 10:00, 14:00 e 16:00h.

IMPRESSOS GRÁTIS:
Sobre cultivo de orquídeas.

VENDAS:
Mais de 10000 vasos de orquídeas com ou sem flor, a partir de R$8,00 além de vasos, substratos, adubos, tesouras, entre outros.

LIVROS:Orquídeas - Manual de Cultivo Volumes 1 e 2, da AOSP, com centenas de fotos de espécies caracterizadas, a R$ 60,00 (vol. 1) e R$ 70,00 (vol. 2) e livros de outros autores.

ADUBO DA AOSP:Adubo especialmente elaborado para cultivo de orquídeas.

MÍDIA IMPRESSA:Revistas e vídeos sobre a orquidofilia.

AULAS BÁSICAS DE CULTIVO DE ORQUÍDEAS:
Sexta, Sábado e Domingo: 10:00, 14:00 e 16:00h

Obs.: Para essas aulas não será preciso fazer inscrição. Programe-se e esteja no local, no horário que você escolher. São aulas ministradas por orquidófilos diferentes e, portanto, com abordagens diversas.Você poderá assistir a quantas quiser.
Obs.: Traga a relação de suas plantas, com o nome completo e a sigla de sua entidade, letra legível dos nomes de cada planta e de seus respectivos proprietários, além das etiquetas com papel timbrado e os mesmos dados para cada vaso.
Confirme sua presença o mais cedo possível pelo telefone (11) 3207-5703, com Lídia (Secretária).




quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Presidente Lula se encontra com índios Guarani a portas fechadas



Em seu périplo presidencial-eleitoral, o presidente Lula esteve hoje à tarde em Dourados, Mato Grosso do Sul, cidade onde se encontra a mais calamitosa situação indígena do Brasil. Lá vivem cerca de 12.000 índios Guarani numa terra indígena com 3.470 hectares que é praticamente um bairro da cidade. Em todo o sul daquele estado vivem quase 40.000 índios Guarani e mais uns 3.000 índios Terena.
As terras guarani são pequenas. São atualmente 23 ou 24 e somam cerca de 60.000 hectares.
A maior delas não alcança 12.000 hectares, Ñanderu Marangatu, no município de Antonio João.
Essa terra foi demarcada e homologada quando eu era presidente da Funai, porém um fazendeiro entrou com um recurso no STF e o então presidente do órgão, Nelson Jobim, concedeu-lhe liminar e passou o caso adiante. Está nas mãos do ministro Cezar Peluso desde agosto de 2005, e até agora ele não decidiu se foi legítimo ou não a homologação desta terra. Por isso causou surpresa ele ter cassado a decisão do Tribunal Federal de Justiça de São Paulo/ Mato Grosso do Sul no sentido de que, para pesquisar em terras de fazendeiro, a Funai teria que dar um prazo de notificação. Será que ele não se lembra que está em suas mãos a decisão sobre Ñanderu Marangatu e que os índios de lá literalmente estão a comer o pão que o diabo amassa?
Há uns seis meses o presidente Lula homologou a Terra Indígena Arroyo Korá, cujos estudos de delimitação foram feitos na minha administração, e imediatamente o STJ paralisou os efeitos dessa homologação.
Vai para o STF de novo. É uma barafunda o que passa na Justiça brasileira e não menos no STF. Alguém tem que explicar melhor o que significa historicamente terra indígena aos excelentíssimos ministros e o quanto está nas mãos deles a destino de milhares de famílias indígenas Brasil a fora.
Bem, o presidente Lula se trancou com os líderes guarani e conversou por alguns minutos. Só eles souberam o que se falou. Os índios até agora não deram notícia sobre o que Lula lhes prometeu. Mas Lula já saiu dizendo que os estudos vão continuar, pegando carona na decisão de Peluso, mas que não prometeu nada aos índios.

Mato Grosso do Sul

Lula e índios discutem demarcações a portas fechadas

Cerca de 20 índios da etnia Guarani se reuniram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

A reunião acontece a portas fechas e só fotógrafos puderam entrar rapidamente para fazer imagens.

Lula foi recepcionado hoje, em Dourados, por estudantes com cartazes cobrando providências a respeito do assassinato de dois professores indígenas em Paranhos – Rolindo e Genivaldo Vera.

A região Sul do Estado, principalmente a Grande Dourados, enfrenta guerra judicial por conta das demarcações de terras. A Funai (Fundação Nacional do Índio) precisava realizar estudos antropológicos em 26 municípios, mas uma série de decisões da Justiça barraram o processo.

Entretanto, recentemente, o STF decidiu que os estudos vão continuar e que não é mais preciso avisar os proprietários com antecedência.

Ao deixar a reunião, Lula disse apenas que não prometeu nada aos índios e que os estudos antropológicos continuam.

Depois de conversar com os índios, Lula deve embarcar para Campo Grande, onde inaugura obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e participa de comício organizado pelo PT. (Informações Campo Grande news e blog do Mercio)




domingo, 22 de agosto de 2010

"Pense bem antes de votar isto pode acontecer com você"


Um deputado está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre.




A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.



-'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro



-'Antes que você entre, há um probleminha.



Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que fazer com você.



-'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo deputado.



-'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:



Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.



-'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o deputado.



-'Desculpe, mas temos as nossas regras. '



Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.



A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.



Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os quais havia trabalhado.



Todos muito felizes em traje social.



Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em que ficaram ricos às custas do povo.



Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.



Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.



Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.



Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.



Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por ele.



Agora é a vez de visitar o Paraíso.



Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que andam de nuvem em nuvem, tocando harpas e cantando.



Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.



-' E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.



Agora escolha a sua casa eterna.' Ele pensa um minuto e responde:



-'Olha, eu nunca pensei .. O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar melhor no Inferno.'



Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o Inferno.



A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.



Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.



O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do deputado.



-' Não estou entendendo', - gagueja o deputado - 'Ontem mesmo eu estive aqui e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'



O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:



-'Ontem estávamos em campanha.

Agora, já conseguimos o seu voto...'



Essa tem que ser repassada



VAMOS FAZER ESSA MENSAGEM CHEGAR AO CONGRESSO NACIONAL.....

REPASSE PARA TODOS SEUS AMIGOS!





Fonte:Etnioka